Como saber se sou salvo?

Esta é a dúvida que está em seu coração? Como saber se sou salvo?

Se a resposta for sim, essa dúvida não existirá mais ao ler este artigo.

Bastará apenas você se alegrar por ver tais características te descreverem, ou se preocupar por elas não falarem muito a seu respeito.

É importante você saber sobre isso também, porque, é uma orientação de Paulo conforme ele nos ensina em sua segunda carta aos Coríntios:

Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados (2 Coríntios 13.5).

Neste verso ele convida seus leitores a provar se realmente são salvos e fazem parte do povo de Deus, afinal, ninguém quer viver iludido achando que é salvo e no fim escutar de Cristo a terrível frase “nunca te conheci”; não é mesmo?

Sendo assim vamos ver algumas características que todo cristão verdadeiro possui, e mesmo que, caso aconteça de você logo de cara não se identificar, não abandone esta leitura como alguém que sai no meio da mensagem de um pregador, porque eu vou ajudar você com isso também.

Além disso tudo, você vai descobrir também se as pessoas ao seu redor são salvas.

É claro que o versículo deixa claro que todos precisamos examinar a nós mesmos, mas se de fato amamos nossos irmãos ou familiares nós também vamos querer ter a certeza de que eles também estão salvos.

Você pode descobrir, por exemplo, se seus filhos estão salvos, e, caso a resposta for negativa, tomar uma atitude quanto a isso.

Como saber se sou salvo?

Vamos ver agora algumas características que todo cristão verdadeiro possui.

1 РTodo salvo possui f̩

Primeira característica para saber se você é salvo é o quanto você confia em Deus.

A Bíblia é bem clara ao dizer que somos salvos pela graça de Deus por meio da fé, ou seja, alcançamos esta graça através da nossa fé. Você pode ver isso na carta de Paulo aos efésios:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus (Efésios 2.8).

Sendo assim é impossível alcançar salvação sem fé.

Claro que existem pessoas que tem fé suficiente para salvação e pessoas que tem fé que vai além do que isso.

Ao citar Estevão, Barnabé e muitos outros cristãos a Bíblia diz que eles eram cheios de fé.

Diferente deles, os discípulos, por exemplo, tinham fé suficiente para crer que Jesus era o Cristo e que ele tinha palavras de vida eterna ao ponto de deixar tudo para trás e segui-lo.

Estes, porém, ainda assim pediram a Jesus: Aumenta nossa fé!

Quer saber se você é salvo? Basta saber se você de fato creu na mensagem do Evangelho. Se isso aconteceu, a próxima característica de um salvo você também possui…

2 – Todo salvo possui o Espírito Santo

A segunda característica para saber se você é salvo é saber se você tem o Espírito Santo.

Após você verdadeiramente crer no evangelho, você recebe o Espírito Santo como nos ensina Paulo em sua carta aos Efésios:

Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória (Efésios 1.13,14).

O Espírito Santo é a nossa maior garantia que somos salvos. É ele quem nos santifica para que venhamos nos parecer cada vez mais com Cristo.

Como sei que possuo o Espírito Santo? Se você de fato acreditou no evangelho você já possui o Espírito de Deus.

O Espírito Santo agora vai agir em seu coração para que você tenha a próxima característica do cristão verdadeiramente salvo…

3 – Todo salvo reconhece seus pecados

Ao se referir ao Espírito Santo, Jesus nos ensinou no evangelho de João:

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo (João 16.7,8).

Toda pessoa realmente salva reconhece os seus pecados e se entristece por eles.

Foi isso que aconteceu com o ladrão da cruz. Ele disse assim no evangelho para o outro ladrão crucificado:

E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez (Lucas 23.41).

Após isso Jesus Cristo salva o ladrão da condenação, pois este reconhecia os seus pecados e que ele era digno de condenação.

Isso, porém não acontece com aquelas pessoas que não se acham tão pecadoras assim.

Estas pessoas aumentam o pecado do assassino, do estuprador, do ladrão, e diminuem os próprios erros como se estes também não fizessem dele digno do inferno.

Cuidado com o que você acredita

Se você disser que não é digno de condenação como se nunca tivesse pecado você está dizendo que a Bíblia é mentirosa porque Paulo ensina aos romanos que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3.23).

Sendo assim, nós precisamos reconhecer os nossos pecados para que sejamos salvos.

Isso também não acontece com aquele tipo de pessoa que não aceita repreensão como os fariseus por exemplo.

Já aconteceu com você de repreender alguém da igreja e a pessoa virar a cara? Comigo já.

Pessoas assim que não tem nem a humildade de pelo menos consultar a Bíblia para saber se realmente está errando ou não, provavelmente ainda não são salvas.

Como nós de fato vamos reconhecer nossos pecados? Quando recebemos o Espírito Santo que por sua vez é recebido através da nossa fé.

Ao fazer isso ele nos dá mais uma característica de um salvo…

4 – Todo salvo teme a Deus

Ao se referir à nova aliança feita na cruz, Deus diz ao profeta Jeremias:

E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim (Jeremias 32.40).

Outra grande marca de uma pessoa salva é o temor que ela tem para com Deus.

É com base neste temor que foram descritas boa parte das promessas do livro dos salmos como este, por exemplo:

Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! (Salmos 128.1).

Temer a Deus não significa necessariamente ter medo dele.

Significa respeitar a sua autoridade sabendo que ele pode interferir em nossas vidas, nos pedindo coisas que não seja da nossa vontade.

Naquela época era mais fácil entender o que era sentir temor por alguém, já que eles costumavam respeitar mais pessoas como reis, pais e autoridades.

Agora para nós em pleno século XXI, é algo mais complicado, porque fazemos parte de uma cultura que não costuma respeitar alguém que se pode ver, quanto mais difícil é respeitar um Deus que não se pode ver.

Por isso, só os verdadeiros salvos temem a Deus verdadeiramente.

Uma das coisas que nos levam a temê-lo é o fato de reconhecermos nossos pecados.

Isso nos constrange ao ponto de pensarmos: eu já pequei demais nesta vida. Como eu poderia pecar ainda mais?

Com isso nós recebemos à próxima marca do verdadeiro salvo…

5 – Todo salvo possui desejo por santidade

Ao ter convicção dos seus pecados e ser cheio de temor, o cristão verdadeiro agora vai desejar intensamente se afastar do pecado para viver uma vida de santidade.

Isto porque o próprio Espírito Santo o levou ao arrependimento.

É claro que isso não significa que ele vai obedecer exatamente, tudo o que a Bíblia diz. Até porque até então ele nem conhece toda a vontade de Deus.

Reconhecendo que ele não sabe tudo ele vai procurar saber cada vez mais sobre o que é certo e errado, vai querer conhecer a Deus cada vez mais e procurar se separar cada vez mais do pecado e do mundo.

Para isso ele vai sentir o desejo de estudar as escrituras, frequentar as reuniões com intuito de aprender mais e andar com irmãos que possam ajudá-lo por meio do discipulado.

Eu sinceramente fico triste quando conheço uma pessoa que não tem interesse nenhum em estudar a palavra. Não faz esforço nenhum para tentar entendê-la.

Isso já é um indicativo de que a pessoa não tem vontade de se parecer com o Deus santo, logo esta pessoa não faz parte do seu povo, pois João ensinou em sua carta:

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro (1 João 3.2,3).

6 РTodo salvo ̩ uma nova criatura

Para saber se você é salvo você precisa entender se já se despiu do velho homem e virou uma nova criatura, ou seja, se você nasceu de novo.

Veja o que Paulo ensina no verso seguinte:

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5.17).

Como consequência de se estar continuamente abandonando seus pecados, o que nós chamamos de santificação, o verdadeiro cristão agora se transforma em uma nova criatura.

Ou seja, as suas vontades foram alteradas. Mais uma vez eu repito isso não quer dizer que ela para de cometer pecados.

O salvo não é quem parou de pecar. É quem parou de gostar de pecar. O pecado a partir daqui é um acidente.

Eu falo isso porque muitas pessoas vêm a Cristo e de fato abandonam vários pecados. Isso, porém não é o suficiente para saber se você é salvo ou não.

Até porque em outras religiões as pessoas também deixam várias práticas pecaminosas.

Nós sabemos que realmente somos salvos quando nossas vontades são alteradas, ou seja, a pessoa passa a odiar os pecados que cometia antes e passa a amar aquilo que não gostava com relação às coisas que agradam a Deus.

A pessoa agora odeia a desonestidade, a idolatria, a imoralidade e passa a amar a oração, estudar a palavra e ir à igreja, por exemplo.

Por ser uma nova criatura este cristão vai automaticamente ter a próxima marca da conversão genuína…

7 – Todo salvo dá bons frutos

Esta é a evidência externa para saber se você é salvo ou não. Se dermos frutos que demonstram isso.

Como disse Jesus no evangelho de Mateus:

Toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins (Mateus 7.17).

É impossível você ser cristão e dar maus frutos.

Impossível uma pessoa que crê em Deus, que foi selada pelo Espírito Santo, que teme a Deus, que reconhece seus pecados ao ponto de desejar abandoná-los não conseguir isso e continuar vivendo uma vida suja no pecado.

A partir daqui é um bom momento para a pessoa se batizar nas águas como ensinou João Batista:

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento (Mateus 3.7,8).

Como saber se alguém é salvo?

João Batista criticava os fariseus e saduceus, pois estes não demonstravam em obras o seu arrependimento.

Ao perceber que eles agiam desta forma ele os alertava severamente ao dizer quem os ensinou a fugir da ira futura?

É desta forma que você pode saber se você, ou se qualquer outra pessoa é salva e está livre desta ira futura.

Veja os frutos desta pessoa. Ela se comporta como um cristão verdadeiro que teme a Deus e busca mudar de vida?

Quando o Espírito Santo trabalha no coração do convertido ele o transforma fazendo com que a pessoa passe a demonstrar em obras esta mudança.

A pessoa então passa a viver de acordo com o fruto do Espírito que é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio […] (Gálatas 5.22,23).

Da mesma forma a fé do verdadeiro convertido também é demonstrada em obras como nos ensina Tiago em sua carta:

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? (Tiago 2.14).

Sendo assim, o verdadeiro cristão vai dar bons frutos atraindo para si as características de Cristo e vai mostrar a sua fé através das suas ações.

Não sou salvo e agora?

Se você acredita que não está vivendo de acordo com a vontade de Deus e não acredita que é salvo você precisa unicamente da mensagem do Evangelho para ser levado a fé, pois está escrito:

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10.17).

O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho (Marcos 1.15).

Caso você já tenha escutado o Evangelho e mesmo assim não sentiu mudança nenhuma em sua vida você pode estar com o coração endurecido.

Veja este caso da pregação de Pedro:

Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: Irmãos, que faremos? Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo (Atos 2.37,38).

Perceba que esta multidão de pessoas que posteriormente serão salvos através do evangelismo de Pedro, ficaram todos com corações aflitos.

Como ter o coração quebrantado?

Neste caso você vai precisar clamar a Deus pedindo-lhe misericórdia para que este lhe ajude, pois Ele tem poder sobre o coração de qualquer pessoa como Salomão escreveu em provérbios:

O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer (Provérbios 21.1).

Se Deus pode dirigir o coração de um rei ele também pode fazer o mesmo com o nosso.

Como saber se sou salvo РConcluṣo

Para concluir este artigo vamos resumir tudo o que você precisa para saber se você é salvo em três frases:

O pecador que de fato é salvo é todo aquele que ouviu a mensagem do Evangelho, acreditou nela e foi selado pelo Espírito Santo.

O Espírito de Deus agora vai fazer com que ele reconheça seu pecado, tema a Deus e se arrependa cada dia mais através da santificação.

Com isso ela vai se transformar em uma nova criatura e dará frutos que irão demonstrar sua fé e arrependimento.

Se de fato você sente que é salvo eu fico muito feliz.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante