O que é o Evangelho?

O que é Evangelho? – Se não foi este Evangelho que você aprendeu você ainda pode estar perdido

Se eu te perguntar o que é Evangelho você saberia me responder? Apesar de ser uma simples pergunta muitos cristãos não saberiam explicar o que é Evangelho na Bíblia.

Boa parte deles não sabe explicar simplesmente porque nunca ouviram falar do verdadeiro Evangelho.

Entre estes estão:

  • Recém-chegados que foram convidados a fazer parte de uma igreja sem a pregação do Evangelho
  • Jovens que cresceram em uma igreja que não trabalha na evangelização dos próprios membros como se eles já nascessem salvos.
  • Pessoas que ouviram há muito tempo a mensagem, mas não creram de fato e não produziram frutos. Sendo assim ela ficou no esquecimento.

Eu fiz este artigo para que você não saia dele sem conseguir explicar o Evangelho até mesmo para uma criança.

Se você tem dúvida se ouviu o verdadeiro Evangelho eu recomendo que leia este artigo até o fim.

Não podemos esquecer o Evangelho

Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes (1 Coríntios 15.1).

Se neste verso o apóstolo Paulo lembra os irmãos do Evangelho que já tinha lhes pregado, isso significa que este é um assunto importante para estarmos sempre lembrando e para isso recomendo ler este artigo até o final mesmo sendo cristão.

Além disso, quando nos esquecemos desta mensagem nós acabamos imitando outras igrejas que pregam um Evangelho todo distorcido como Paulo ensinou aos gálatas:

Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo (Gálatas 1.6 e 7).

Por conta disso vale muito a pena você estudar este artigo sendo cristão convertido ou não.

O que é Evangelho?

Significado da palavra Evangelho no dicionário: conjunto dos ensinamentos de Jesus Cristo.

O Evangelho é uma boa notícia. Na verdade, a melhor de todas.

Essa boa notícia, porém, só será percebida e valorizada se você antes ouvir a má notícia. É sobre esta que quero falar primeiro.

O homem se torna inimigo de Deus

Quando você estuda o que ocorreu no Jardim do Éden, percebe que o homem peca contra Deus e assim como o diabo e seus anjos ele consequentemente se volta contra Deus e se afasta dele.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3.23).

Não há ninguém na terra livre desta sentença. Por meio de Adão todos nós pecamos como nos ensina o versículo.

Todos nós temos uma natureza pecaminosa. Esta é a má notícia.

A natureza pecaminosa que deseja se revoltar contra Deus agora faz parte de cada um de nós.

Mas o que é o pecado e o que ele nos causa? Respondendo rapidamente… Pecado é a transgressão da lei

Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei (1 João 3.4).

Pecado é o que nos afasta de Deus

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça (Isaías 59.2).

Pecado é o que nos torna inimigos de Deus

Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês (Colossenses 1.21).

Pecado é o que nos leva a morte

[…] a alma que pecar, essa morrerá (Ezequiel 18.4).

Até então esta é a nossa situação: um Deus justo e perfeito que está em inimizade contra pecadores cheios de iniquidades como nós.

Estes pecados nos deixam cada vez mais distantes de Deus e o deixa cada vez mais irado conosco.

Agora ele está pronto para nos castigar justamente e nos mandar ao inferno merecidamente.

Talvez você pense que algo como “Deus é amor e por isso ele não poderia fazer isto conosco”.

Deus é amor, mas é justiça também. Imagina que um juiz liberta da prisão um criminoso que matou pessoas que você ama. Você acharia isto justo?

Da mesma forma Deus que é juiz do universo tem uma justiça própria que exige que o pecador pague pelos seus pecados.

Como seremos salvos disso se a justiça divina exige que ele puna os pecadores com a morte?

Deus livra o homem do efeito do seu pecado temporariamente

Antigamente quando alguém cometia um pecado era necessário que um cordeiro fosse morto no lugar desta pessoa.

O sacerdote que era a pessoa responsável por este tipo de trabalho para que houvesse paz entre Deus e os homens de modo que ao oferecer um cordeiro sem defeito este apaziguava a ira divina.

Estes sacrifícios fazem parte do antigo concerto com Israel.

Apesar disso o povo de Israel e toda humanidade pecaram contra Deus e seria justo que ele condenasse o mundo inteiro pois a quantidade dos nossos pecados é tão grande que nem os sacrifícios de animais poderiam nos salvar.

Sendo assim eu volto a repetir a pergunta que já havia feito: Como seremos salvos disso se a justiça divina exige que ele puna os pecadores com a morte?

Deus salva o homem por meio do Seu Filho

A resposta para nosso maior problema que é nossa inimizade contra Deus é JESUS CRISTO. Ele é o responsável hoje para que sejamos livres do castigo do pecado e não só isso, é por meio dele que vamos conseguir a vida eterna.

Aqueles sacrifícios da antiga aliança não estavam mais agradando a Deus. Eram imperfeitos e não podiam mais de fato expiar o pecado do homem.

Por conta disso Deus nos providencia um cordeiro melhor e perfeito para nos salvar de uma terrível condenação. Veja este versículo:

No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1.29).

Jesus Cristo foi enviado ao mundo para morrer pelos nossos pecados como um cordeiro do Antigo Testamento. Ele veio como cordeiro para sofrer a ira de Deus em nosso lugar.

Isto é o Evangelho

Está é a boa notícia que chamamos de Evangelho. Você não precisa mais sofrer a justa ira de Deus porque alguém já sofreu em seu lugar.

Além disso, para morar no céu você não precisa ser perfeito porque isto está além do nosso alcance, mas a justiça de Cristo e imputada sobre nós para que possamos ter vida eterna com Deus.

O sofrimento de Cristo, porém não se trata apenas da cruz, coroa de espinho e lança romana. Trata-se da ira do próprio Deus.

O próprio Deus destruiu Seu Filho na cruz para que nós não fôssemos destruídos. Se você acha isso exagero leia este verso escrito no livro do profeta Isaías que falava a respeito do Messias:

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão (Isaías 53.10).

Perceba que o sofrimento de Cristo Jesus vai além da cruz, até porque se fosse assim Cristo nos pareceria medroso porque no capítulo 26 de Mateus você observa que Jesus estava com muito medo de cumprir sua missão ao ponto de pedir a Deus que se fosse possível o livrasse daquele sofrimento.

Quando estudamos a história dos discípulos e como alguns deles também foram para cruz, vemos que eles estavam alegres e contentes ao saber que sofreriam por Deus. Teriam os discípulos mais coragem que Jesus? Óbvio que não.

A verdade é que o sofrimento de Jesus foi além daquela cruz. A ira divina está além de uma morte física.

O que conseguimos por meio do sacrifício de Jesus?

Voltamos a ter acesso a Deus

Como já vimos, o pecado nos afastou de Deus e criou inimizade entre nós e Ele. Através de Cristo, nós voltamos a ter acesso ao Pai, como nos ensina a carta de Paulo aos romanos:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5.1).

Através de Jesus Cristo, não somos mais inimigos de Deus. Temos a paz que só Cristo pode dar por meio do seu sacrifício como ensina também estes versos:

Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito (Efésios 2.17,18).

A partir de então temos acesso direto a Deus por meio de Jesus, pois não somos mais seus inimigos.

Somos justificados e livres de qualquer acusação

Quando você lê o livro de Jó, vai perceber que quando Satanás se rebelou contra Deus ele não foi imediatamente expulso do Céu como alguns pensam.

Ele ainda tinha acesso ao Céu. Tanto que acusava as pessoas diante de Deus e quis acusar Jó também.

O livro de apocalipse confirma isso dizendo que Satanás só foi expulso do céu quando Jesus subiu para lá após a sua ressurreição como diz este verso:

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite (Apocalipse 12.10).

Por que Satanás não pode mais nos acusar diante de Deus? Por conta do sacrifício de Jesus que nos livra da culpa e nos torna justificados.

Quando você crê no Evangelho, a culpa do seu pecado é retirada e imputada sobre Cristo. Sendo assim, Deus despeja sua ira em Cristo na cruz.

De qualquer forma isto não é suficiente para você ir para o céu. No máximo te livraria do inferno. Você não tem mérito nenhum para ir ao céu.

Sendo assim, enquanto seu pecado é imputado sobre Cristo à justiça de Cristo é imputada sobre você. Quando a justiça de Cristo é colocada sobre você Deus olha para você como justo.

Agora que somos justificados por meio de Cristo quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós (Romanos 8.33,34).

Alcançamos salvação desde que creiamos

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2.8,9).

Estes versículos nos ensinam que nossa salvação vem de Deus e não do nosso esforço. Se fosse do nosso esforço não precisaríamos de um Salvador.

Por meio da morte de Jesus Cristo é que somos salvos da condenação do pecado porque não existe ninguém que possa cumprir tudo o que a lei exige com perfeição assim como fez Jesus.

Ele nunca pecou e por isso seu sacrifício foi aceito. Sendo assim, seremos salvos apenas crendo que aquele sacrifício é suficiente para nós.

A garantia de que cremos no verdadeiro Evangelho

A pergunta que fica agora é: como saber se eu cri no verdadeiro Evangelho?

A resposta vem nos versos a seguir:

Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória (Efésios 1.13-14).

A marca do salvo que realmente acreditou no Evangelho de Jesus é que ele possui o Espírito Santo.

E como saber se eu tenho o Espírito Santo?

Basicamente, se você tiver todo fruto do Espírito você tem o Espírito Santo em sua vida conforme Paulo ensinou aos gálatas:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio […] (Gálatas 5.22,23).

De todo fruto do Espírito eu diria que o amor é a base deles. É por meio deste amor que procuramos amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos.

Sendo assim o Espírito Santo também nos leva a guardarmos os mandamentos de Deus mostrando assim que o amamos como está escrito na primeira carta de João:

Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados (1 João 5.3).

Sendo assim nos não guardamos os mandamentos de Deus para sermos salvos. Nós já somos salvos e por isso nós guardamos os mandamentos.

Guardar os mandamentos não é o caminho da salvação, mas a evidência que fomos salvos.

Conclusão sobre o que é o Evangelho

Eu resumo o Evangelho com estas palavras:

Um Deus justo salva pecadores injustos através da morte do seu Filho na cruz para pagar por nossos pecados e sofrer a ira divina em nosso lugar.

Através deste sacrifício a justiça divina é plenamente satisfeita e por meio dela somos justificados.

Este sacrifício é aceito por Deus pelo fato de Seu Filho ter sido ressuscitado ao terceiro dia.

Através da fé neste sacrifício somos selados pelo Espírito da promessa para que não só vivamos em santidade, mas para que continuemos a divulgar esta mensagem até o fim dos tempos.

Se você leu algo que faz parte do Evangelho que está te faltando em sua vida não ignore esta mensagem. Veja o que Paulo escreveu aos irmãos de Tessalônica:

Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus (2 Tessalonicenses 1.8).

Vamos crer nesta mensagem de todo coração para pregarmos ao mundo inteiro até que Ele venha. Se você não creu ainda eu te digo: arrependa-se e creia no Evangelho pois o fim está próximo.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante